sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como tudo começou...

Tudo começou no ano de 2001 durante o campenato paulista. Com o propósito de montar a torcida alguns torcedores loucos por basquete se reuniram. Esse grupo tinha Ricardo Mauro, Rodrigo, Israel, Gil, Marcelo, Dello, Thiago Petrusco, Buiu, Fabinho, Fabio, Amauri dentre outros. No dia 05/01/2001, em jogo contra a equipe de Bauru, é fundada a torcida com camisetas e uma grande bandeira.

Mas tudo isso não bastava... Precisava de um nome. E para isso foi organizada uma reunião com esse grupo de torcedores para definir “o” nome. Foram sugeridos muitos nomes e dentre eles estavam Força Independente, Falange Azul e assim por diante... Durante a reunião surge um louco (Marcelão) descendo as escadarias do Gigantão com uma camisa com dizeres escritos a mão: Torcida Raça.

A partir deste momento surge a Torcida Raça, sendo Ricardo sendo seu 1° presidente. O primeiro passo foi a confecção de uma faixa para a torcida, camisetas e bonés. Passado um certo período foi instalada a sede da torcida na Rua Itália, no centro da cidade. No começo, logo quando a equipe de Araraquara explode no cenário do basquete, o número de associados chegou a mais de 900 pessoas.

Porém nem tudo é festa e uma pagina negra apareceu na historia... Na final do Paulista de 2002, contra o COC Ribeirão, ocorreu uma briga generalizada entre comissão técnica, equipe, torcida e todos que estavam presentes... Após a briga, houve um mandado de cassação por parte da policia causando um grande abalo entre os membros da torcida. Parecia que o sonho chegaria ao fim.

Parecia, mas não foi. Com uma nova filosofia e com o lema “Um sentimento que jamais vai acabar”, Rodrigo e Marcelo assumem a torcida botando ordem na casa. Passado um período, a diretoria atual e anterior renomeiam a torcida como Grêmio Recreativo Torcida Raça Araraquara. Com a nova filosofia de trabalho e com a vontade de mudar a imagem da torcida, novas camisetas, faixas e um gigantesco Bandeirão foram confeccionados (o Bandeirao da Torcida Raça é considerado a maior bandeira de torcidas de ginásios da América Latina).

Atualmente a torcida conta com 300 associados que nunca deixaram o elo da corrente chamada Torcida Raça partir.


Loookoooo, loko, loko, loko, loko... Eu sou da Raça!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário