sábado, 23 de julho de 2011

GIGANTÃO: laudo final do IPT

Foi informado, na tarde dessa sexta-feira (22) pelo secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, e o deputado estadual Roberto Massafera os pontos principais do laudo técnico do IPT sobre as condições estruturais do Gigantão.

Os ensaios do IPT abordaram seis pontos principais: exame da documentação histórica do projeto estrutural; inspeção visual da edificação, com mapeamento das anomalias, fissuras e armaduras exposta e corroídas; análise estrutural para subsidiar o planejamento e programação da prova de carga; realização da prova de carga; extração de testemunhos de concreto e ensaios de resistência e avaliação das atuais condições estruturais.

O ginásio teve o primeiro elemento da cobertura rompido, no lado oeste dos camarins, enquanto o último, o 22º elemento da cobertura, do lado leste das bilheterias, apresenta fissuras e instabilidades. Já os elementos de 2 a 21 não apresentam problemas.

O laudo de mais 60 páginas do IPT foi resumido pela Secretaria de Obras, que aponta como itens principais os indícios que causaram a ruptura do primeiro elemento da cobertura, como a falta de rigidez transversal e longetudinal, fissuras que originaram infiltrações de água, corrossão e redução da seção da armadura transversal.

Segundo a prefeitura, a demolição já está em andamento e o próximo passo será abrir licitação para contratar uma empresa que irá elaborar o projeto de recuperação estrutural.

Após isto, o Gigantão também ganhará um novo visual. Entre as reformas previstas estão a adaptação da quadra para futsal oficial e handebol, reformas nos vestiários dos atletas, nos sanitários públicos, a troca de bancos de madeiras por cadeiras individuais e com encosto, além de pintura interna e externa”.
 
Fonte de dados: http://www.araraquara.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=4240


>>Henrique<<
TORCIDA RAÇA ARARAQUARA  
``Um sentimento que jamais vai acabar´´

2 comentários:

  1. Só espero que tudo termine antes da NBB começar.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, antes de NBB começar talvez seja impossível... Mas tem que cumprir o prazo combinado. E vale lembrar que o presidente da LNB prometeu permitir os primeiros jogos em um ginásio menor e ainda que se o basquete de Araraquara continuasse o jogo das estrelas do próximo ano seria aqui... Vamos esperar...

    ResponderExcluir